sexta-feira, 23 de abril de 2010

Patchwork – Aproveitamento de Retalhos

O que fazer com tantos retalhos que sobram de antigos trabalhos?
Eu achei um passo a passo no blog Chica Banana.
Link: www.chicabacana.wordpress.com
Ela ensina uma tecnica muito legal para unir os retalhos,sem ter que costurar um por um por.
Espero que gostem!
Beijos gigantes para voces.
Confiram!


Material necessário:

- Entretela termocolante;
- Retalhos de algodão variados;
- Caneta;
- Placa de corte (opcional);
- Cortador circular (opcional);
- Tesoura;
- Ferro e mesa para passar;
- Máquina de costura;

Corte a entretela no tamanho e formato que deseja. Caso vá seguir um molde, corte a entretela seguindo o molde, como se fosse o tecido. Nesse caso, fiz um retângulo apenas para facilitar.

Com a caneta, risque linhas paralelas formando faixas de larguras diferentes. Nesse caso, fiz faixas com larguras de: 4 cm, 2,5 cm e 1 cm


Separe os retalhos de algodão para fazer esse trabalho. Os meus estavam bem amassadinhos num saco.


Passe ferro nos retalhos que irá utilizar. Essa fase é importante para garantir o bom resultado do trabalho.


Vamos começar pela primeira faixa riscada na entretela, com 4 cm de largura. Corte retângulos de diversos tecidos com aproximadamente 4,25 cm de altura e a largura que desejar. Eles não precisam ser idênticos. eu usei a tesoura. Se você preferir use o cortador circular e a mesa de corte.
Vá para a mesa de ferro, coloque a entretela com a parte colante (com brilho) para cima. Com o ferro comece o seu trabalho pelo cantinho colando com cuidado o primeiro quadradinho. A linha inferior serve como guia. Você não precisa segui-la com exatidão.Porém, deverá passar um pouco da linha superior.
Atenção: cuidado para não passar o ferro direto na entretela, pois, além de sujá-lo, você retirará a cola da entretela, inviabilizando o trabalho. Trabalhe com a pontinha do ferro, ou se preferrir, use um daqueles mini-ferros que você encontra em boas lojas de material de artesanato.


Continue preenchendo essa faixa com outros retângulos de retalho. Cada novo retalho adicionado deverá se sobrepor um pouco ao anterior e também deverá passar um pouco da linha superior. Veja na figura abaixo.


Não se preocupe com as sobras de tecido do outro lado. Elas serão aparadas no final do trabalho.


Agora vamos começar a cobrir a segunda faixa, trabalhando da mesma forma. Os novos retalhinhos deverão se sobrepor um pouco aos retalhos da faixa inferior. Apare pequenas sobrinhas na parte inferior, para que o trabalho fique com um acabamento melhor.


Vá preenchendo as faixas seguindo as mesmas instruções. No final seu trabalho deverá estar assim: (desculpa, essa foto não está muito nítida).


Note, no zoom, a superposição dos tecidos.


Chegou o momento de fazer o acabamento do trabalho. Observe que há sobras de tecido em um dos lados da entreltela. Apare essas sobras com a tesoura ou o cortador circular.


Finalmente hora de costurar! Você pode escolher entre o zigzag ou algum ponto decorativo que sua máquina tiver. Minha Maria Filó é uma Singer Facilita Pro, logo, fiz o zigzag mesmo.
Costure no encontro entre as retalhinhos. Tente, na medida do possivel, não interromper a costura, girando o tecido na sapatilha, evitando as emendas.


Pronto! Você agora tem um lindo tecido em patchwork para fazer o que quiser!


Gostou? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, o que achou do que viu? Me diz no comentário! Me deixaria muito feliz.
Assim que eu puder te responderei. Responderei em seu blog, se você não tem blog ou escreveu em anonimo te respondo aqui no post, tudo bem?
Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...