quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Efeito tijolinho na parede.


Material necessário:
Fio de algodão;
 Giz; Fita adesiva de 1 cm de largura;
 Massa corrida;
 Areia; Espátula;
 Selador de parede;
 Tintas acrílicas (laranja, preto, vinho, azul queimado, verde cimento);
 Tinta látex branca;
 Pincéis e Pano de algodão.

Importante:
. Esta técnica é recomendável para paredes internas;
. Este efeito é ideal para paredes em mau estado, já que a textura dissimulará as imperfeições.
Faça linhas na parede paralelas ao chão. Para isso, prepare um fio de giz da seguinte maneira: passe o giz pelo fio de algodão, segure as duas pontas e estique-o bem contra a parede. Depois, puxe do meio para fora e solte para que o giz fique marcado na parede. Repita o procedimento várias vezes, fazendo linhas horizontais. As linhas devem ter uma distância de 6cm entre si. Sobre essas linhas, meça o comprimento de um tijolo. Faça uma fileira diferente da outra, para que os “tijolos” fiquem desencontrados. Comece com um tijolo inteiro e, na fileira de cima, com meio tijolo. Coloque a fita adesiva de 1cm sobre as linhas horizontais e verticais.

Misture a massa corrida com areia fina. A proporção é de 6 colheres (sopa) de massa corrida para 2 de areia. Com uma espátula, deixe a mistura bem homogênea. Coloque essa mistura no espaço de cada tijolo, com uma espessura de 3 milímetros. Quando terminar a fileira, passe a espátula para alisar cada tijolo. Assim, você não terá que lixar.

Retire a fita adesiva enquanto o material ainda estiver fresco. É mais fácil do que depois de seco. Deixe secar.

Passe o selador sobre os tijolos e, depois, pinte com uma mistura de tintas nas cores laranja, vinho, azul queimado e uma gotinha de preto.

Passe um pano umedecido com o selador por cima para misturar as cores. Deixe secar.

Passe o selador sobre a superfície, incluindo os tijolos já pintados. Com um pincel, pinte as juntas com uma mistura de tinta látex branca com uma pequena quantidade de verde cimento e de preto. Acrescente um pouco de areia a essa preparação. Deixe as manchas de pintura que ficaram nos tijolos. Passe o pano sobre os tijolos para espalhar a tinta. Assim, você suavizará os tons. Deixe secar.

Esse trabalho não é meu. Mas suas perguntas não me incomodam, ajudarei no que eu souber!

4 comentários:

  1. olá menina... amei o teu blog... com certeza vou passar mais vezes e amei a técnica de tijolos... lindossss... um beijo enorme!!! bom trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Vanessa, será muito bom te-la sempre por aquí!
      Obrigada pelo elogio!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Belle, amei esta dica,eu queria tanto uma parede de tijolinho, tenho medo de arriscar pois a minha parede aqui é muito grande, vou na fonte pegar este passo a passo e colocar no meu blog, é bom para quem ainda não viu, pois eu ainda não tinha visto este trabalho aqui. Um Bj no seu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anjo! Pode levar do blog, nao me incomodo, ao contrario.
      Beijos

      Excluir

Oi, o que achou do que viu? Me diz no comentário! Me deixaria muito feliz.
Assim que eu puder te responderei. Responderei em seu blog, se você não tem blog ou escreveu em anonimo te respondo aqui no post, tudo bem?
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...