segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Natal - Passo a passo: arranjo de flores natalino

Oi amores!
Flores! Quem não gosta?
Pois trago para vocês um lindo arranjo floral natalino!
É um trabalho feito pela decoradora Paola Scartezini e é ela quem nos explica.
Vejam todos os passos a passos natalinos do blog AQUI
Vamos lá:
Material:
2 suportes cilíndricos de vidro transparentes
4 folhas de dracena
4 hastes de folhagem ivone
Bolinhas de Natal de tamanhos variados
Dois tijolos de espuma floral
10 hastes de rosas spray brancas
16 hastes de rosas spray mescladas em vermelho e amarelo
10 rosas carola (vermelhas)
1 regador ou jarra para água
1 tesoura comum (de papel)
1 tesoura de poda
1 alicate de corte
1 faquinha de florista, ou uma faca para frutas, para tirar os espinhos das rosas
1 arame de 30 cm, que será cortado em quatro pedaços de 5 cm cada

Separe os suportes de vidro e centralize o menor dentro do maior. Você pode optar por formas quadradas. Até mesmo dois recipientes de vidro usados comumente na cozinha servem, desde que sejam transparentes, tenham formatos parecidos e um seja maior que o outro, para que possam ser encaixados.
Deixe os recipientes de lado e parta para as espumas. Elas devem ser colocadas em uma bacia com água, onde vão boiar por um tempinho. Espere que o material afunde: este é o ponto em que as espumas ganharão tonalidade mais escura. Deixe-as na água por cerca de mais 10 minutos.
Tire as espumas da água deixando que o líquido escorra um pouquinho e coloque-as no recipiente de vidro maior, como na foto. Para cortar as espumas, você precisa marcar o corte. Una os dois tijolos de espuma. Em seguida, coloque o recipiente menor em cima das esponjas e pressione-o levemente, para marcar.
Manusear a espuma é muito fácil. Com uma faca, você corta um pouquinho a mais do que foi demarcado, modelando-a para caber no vidro. Não se preocupe com o acabamento, que será escondido pelas folhas de dracena. Se você optar por montar o arranjo de flores em um recipiente quadrado, o corte da espuma será mais fácil.
Agora é vez de começar o acabamento da espuma. Pegue um arame de 5 cm e dobre-o com a ajuda de uma faquinha para deixá-lo em formato de grampo. Faça quatro grampos desse.
Corte a haste mais dura da folha de dracena, bem na extremidade. A dracena é uma folha bem fácil de ser encontrada, inclusive em jardins mais antigos. Você vai precisar de 4 folhas.
Use um dos grampos para prender a folha na espuma. Você fará esse furinho bem na haste da dracena, que tem uma espécie de "espinha dorsal", um fio que passa por todo seu comprimento.
Forre toda a lateral da espuma. Não se preocupe em grampear toda a dracena, pois o vidro dará o apoio ideal. Reserve esse material e parta para a decoração dos vidros com as bolas.
Espalhe as bolas de Natal na base do vidro maior. A disposição delas é aleatória, mas o ideal é colocar as maiores por baixo. Escolha as cores que você mais gostar - usamos bolas douradas e vermelhas, de tamanhos variados.
Uma dica importante: como o vidro é transparente, os pinos das bolinhas devem ficar voltados para o lado de dentro do arranjo.
Com as bolas organizadas, ajeite a espuma e as folhas dentro do recipiente menor.
Pegue uma haste da folhagem ivone. Com a tesoura de poda (ou de jardim) corte sempre as hastes em diagonal para aumentar a área de absorção de água pela planta. Repita a operação nas quatro hastes. Corte cada uma das hastes em 5 partes, sempre em diagonal (você terá 20 pedaços de ivone no final). Uma dica: caso você não tenha a haste de ivone, pode substituir por murta, folha de carmélia ou folha de gardênia.
Com o calor, a espuma perde a água para o ambiente. Coloque mais um pouco de água, enchendo recipiente até a altura da esponja.
Comece a montagem do seu arranjo, sempre, pela colocação de uma haste no meio da espuma. Essa primeira haste vai determinar o tamanho do arranjo. Proteja bem esse galho, fincando-o bem na esponja. Se houver alguma folha na parte a ser espetada, arranque-a, deixando apenas talo.
Comece pelas laterais e vá para o centro do arranjo, usando as 4 hastes de ivone. Preencha toda a espuma.
Preencha toda a espuma.
Passaremos, agora, para as rosas carolas vermelhas. Primeiro, passe a lâmina suavemente no caule da rosa para tirar os espinhos. Todas as rosas têm uma camada protetora, a pétala queimada. "Não há mal nenhum em descartá-la", ensina Paola. Deixe com 12 cm os caules das rosas superiores, que vão no meio do arranjo. E de 6 cm a 8 cm o caule das laterais. A altura do arranjo vai depender da altura do vidro. Nessa proposta, o ideal é que o arranjo não seja tão alto, para destacar as bolas natalinas.
Distribua as rosas da mesma maneira empregadas com as hastes: primeiro, a rosa "superior", depois as laterais. Nesta etapa, usamos as 10 rosas vermelhas.
Agora é a vez das rosas spray coloridas: usaremos 16 delas. Como elas são pequeninas, pulverize as rosas pelo arranjo. Avalie o espaço onde você vai inseri-las, para decidir se vai usar o maço completo ou cortar uma ou duas para encaixar no espaço.
Faça o mesmo com as rosas spray brancas, elas farão o acabamento e darão luz ao arranjo.
Seu arranjo está pronto! Se o dia estiver quente, com um regador - ou até mesmo com a ajuda de um bule de café - abra-o, sinta a espuma e encha com um pouco mais de água.
Este arranjo dura de 5 a 7 días
Créditos:
Consultoria: Paola Scartezini
Produção e texto: Ana Luísa Vieira
Imagem: Paulo Bau/UOL
Esse trabalho não é meu. Mas suas perguntas não me incomodam, ajudarei no que eu souber!

3 comentários:

  1. Quà tặng in hình độc đáo, ý nghĩa
    http://www.quatangabc.com

    ResponderExcluir
  2. Món quà thật đẹp. Mình xin phép chia sẻ về website quà tặng sinh nhật của mình nhé!

    ResponderExcluir
  3. Món quà thật đẹp. Mình xin phép chia sẻ về website quà tặng sinh nhật của mình nhé!

    ResponderExcluir

Oi, o que achou do que viu? Me diz no comentário! Me deixaria muito feliz.
Assim que eu puder te responderei. Responderei em seu blog, se você não tem blog ou escreveu em anonimo te respondo aqui no post, tudo bem?
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...