1. Escolha uma boa base.
O primeiro passo é optar por uma base que dê sustentação e acomode bem as flores e os acessórios que serão usados. Para fazer a escolha da base, vale apostar nos recicláveis e na sustentabilidade: podem ser usados vidro, madeira, plástico ou qualquer tipo de recipiente que seja uma boa base para montar o arranjo.
2. Combine com a decoração
Para escolher a base, é importante ficar atento também ao estilo do ambiente para optar por algo que esteja em harmonia com o restante da decoração. Em ambientes mais descontraídos, é indicado investir em recipientes decorados e alegres. Já em locais rústicos, os de madeira são os ideais, e em outros mais sofisticados, vasos de mármore dão um efeito ainda mais elegante à composição do ambiente.
3. Escolha das flores
As flores devem ser escolhidas de acordo com as condições climáticas do local. Entre as que se adaptam ao clima frio, estão a rosa, a hortênsia, a tulipa, a boca-de-leão e a prímula. No verão, as mais indicadas são o copo-de-leite, a astromélia, a orquídea, o cravo e o lisianthus, que são resistentes às altas temperaturas.
4. Preparo
Antes de preparar o arranjo, é preciso retirar os espinhos e fazer o corte longitudinal nas hastes das flores, o que irá ajudá-la a absorver melhor a água.
5. Beleza e harmonia
O próximo passo é unir as flores de maneira harmoniosa. Construa um buquê, intercalando as flores escolhidas para compor o arranjo.
6. Firmeza
Assim que a espessura estiver no tamanho adequado para o recipiente que irá recebê-las, amarre os caules com um arame para dar sustentação ao buquê.
7. Use as folhas
As folhas que forem retiradas também podem ser usadas na hora de construir o arranjo, seja para enfeitar e dar volume ou para esconder elementos para fixação, como o arame.
8. Troca da água
É fundamental que a troca da água dos vasos seja feita com frequência e, a cada troca, higienizar o vaso. Outra dica é colocar uma esponja vegetal especial para arranjos, que absorve água e mantém as flores irrigadas. Se optar por usar a esponja, coloque-a no fundo do vaso e esconda-a com folhas.
9. Acessórios e enfeites
Para incrementar o seu arranjo, você pode abusar da criatividade, usando itens como fitas de tecido, galhos, musgos e palha. Todo material pode compor o arranjo e deixá-lo com o estilo da sua casa.
10. Cuide do seu arranjo
Para manter o arranjo sempre bonito, é importante tomar alguns cuidados, como deixar o arranjo longe de fortes ventos e do ar-condicionado e não usar água gelada, visto que isso causa choque térmico e diminui a resistência da planta.
Fonte: Giuliana Flores
Optimas dicas! Adoro fazer arranjos florias, sobretudo com flores do meu jardim.
ResponderExcluirbjos.
Amei.
ResponderExcluir