quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como fazer um cisne com pneus.

Um passo à passo de como se faz um cisne com pneus usados. Estes dois da foto foram feitos a partir de pneus traseiros da motoneta Honda Biz.
A pintura é feita com tinta látex e a sustentação da cabeça com arames ou ferro de construção.


Aqui foi tentado marcar os cortes em suas medidas aproximadas... A linha pontilhada no centro delimita o corpo do cine, sendo que pode ser utilizado como vaso ou cesto para enfeites. Os cortes da cabeça e rabo são meramente ilustrativos, apenas para que se tenha noção de formas e pontos de corte.
Os cisnes que esta sendo montados são feitos com pneus de carriola, ou carrinho de mão... São menores, mais largos e fáceis de cortar. Geralmente, encontra-se em borracharias ou em locais de disposição de entulho.
Aqui podemos ver o corte da cabeça seguido pelo pescoço, a parte encoberta foi cortada de maneira que possa servir de calda... O pescoço mede 2,5 cm de largura, com comprimento determinado pelo tamanho do vaso que se pretende deixar.
Depois de cortado o pneu, pressionamos a parte rodante que não foi cortada para dentro de modo que se forme um cocho.
Em seguida, puxamos um dos aros laterias para cima, fazendo que a mesma vire do avesso...
Em seguida, puxamos o outro aro de forma que todo o pneu fique do avesso... Isso fará com que as bordas restantes do corte do pescoço se virem para fora, dando forma às assas...
Ferro de construção e arame fará a sustentação do nosso ganso ou cisne, podemos usar uma barra de 66 cm, sendo que dobrada em forma de u, com medidas de 6 cm para a alça e duas pernas de 30 cm cada... Por não ter um apoio de fixação, foi usada uma barra maior para que a mesma fosse dobrada e calçada para poder ser fotografada.
Uma vez furado o centro do vaso, inserem-se os pés e através da alça, faz-se a amarração com arame nas laterais dos aros... isso é necessário para que nosso cisne não fique em desequilíbrio, Nessa foto podemos ver todos os detalhes da nossa ave... as asas, a calda, o pescoço, as pernas e a cabeça... Para que fique mais realista, fazemos um corte como descrito na foto texto acima- 2ª - próximo ao final da calda, saindo do aro e terminando na ponta da asa.
Para a montagem do pescoço, utilize um pedaço de arame grosso que foi dobrado na forma como desejamos que o alinhamento do pescoço e da cabeça se estabeleça... Podemos fazê-lo reto à frente, levemente suspenso ou inclinado para os lados e até coçando sob as asas... A posição fica a critério do gosto criador. O arame que dá sustentação é prezo ao pescoço por pequenas amarrações com arame mais maleável a cada 5 cm, sendo que parte do fundo do cocho e vai até a ponta do bico.As suas curvaturas formarão as curvaturas do pescoço.
Nesta foto, podemos ver o arame ao centro do pescoço, amarrado por pequenos arames que dão sustentação ao formato de todo o tronco.
Depois de armado o pescoço, dobramos levemente os aros na extremidade inicial do corte do pescoço para dar abertura às asas. Os aros contém arame interno na borracha, necessitando usar força.
Aqui já vemos o nosso cisne de perfil, acima o formato e posição da cabeça. Após a montagem e fixação, iniciamos à preparação do vaso. Fazem-se dois pequenos furos no fundo para a drenagem da água de irrigação e depois colocamos a terra.
O local escolhido para a instalação do nosso ganso pode ser o jardim, uma área, um terraço, uma calçada... Enfim., o que precisamos estar atento é que, quanto maior o tamanho do pneu e o peso do vaso, mais grosso será o ferro utilizado para fazer as pernas. A medida de 30 cm se dá livre da sustentação, sendo que, no caso de fixação no solo, esse poderá aumentar proporcionalmente à medida da profundidade necessária, ou seja, se for necessário introduzir 20 cm, as pernas serão acrescidas de 20 cm também. Caso seja em área de ladrilho, a base pode ser feita através de madeira, sendo apenas necessário perfurá-la para a fixação.
Essa é a visão do nosso cisne.

Achei aqui: Transforme a Terra.
Artesão: Edson Silva

Esse aqui é um cisne menor, mas também é lindo. E fácil de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, o que achou do que viu? Me diz no comentário! Me deixaria muito feliz.
Assim que eu puder te responderei. Responderei em seu blog, se você não tem blog ou escreveu em anonimo te respondo aqui no post, tudo bem?
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...