segunda-feira, 26 de maio de 2014

Essas pedras incríveis foram criadas acidentalmente.

À primeira vista, essas pedras brilhantes e coloridas podem parecer ágatas, um tipo de quartzo caracterizado pela sua variedade de cores, geralmente dispostas em faixas paralelas. As ágatas são bem valorizadas pela sua beleza e muito usadas na indústria de joias.

A semelhança das pedras deste artigo com as ágatas termina nas cores, porém. Sua origem é muito diferente e pode surpreendê-lo: chamadas de fordites, elas são depósitos de tintas usadas para pintar carros antigamente.

Antes do processo de pintura automobilística ser automatizado como é agora, as carrocerias de automóveis eram pintadas à mão em linhas de produção.

A tinta dos veículos escorria e secava no equipamento usado para mover os carros. Esta tinta, então, era cozida e se solidificava. Após este processo ser repetido centenas ou milhares de vezes, os depósitos cresciam e chegavam a vários centímetros de espessura.

Trabalhadores empreendedores que reconheceram o valor potencial desses resíduos os guardaram para que eles fossem transformados em joias mais tarde. Quando essas pedras são moídas e polidas, revelam uma deslumbrante diversidade de cores.

Algumas delas podem inclusive representar a história automotiva dos Estados Unidos, de onde vêm – as fordites mais velhas contêm cores que não são mais populares hoje em dia, como uma verde amarelada, por exemplo.

Embora joalheiros modernos possam recriar esse processo e criar sua própria fordite, as pedras com uma história real por trás delas são as mais valiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, o que achou do que viu? Me diz no comentário! Me deixaria muito feliz.
Assim que eu puder te responderei. Responderei em seu blog, se você não tem blog ou escreveu em anonimo te respondo aqui no post, tudo bem?
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...