domingo, 30 de junho de 2013

10 Dicas para Fazer Lindos e Coloridos Arranjos de Flores.

Os arranjos de flores, tanto os simples quanto os mais sofisticados, dão um toque especial à decoração da casa. Fáceis de fazer, para montá-los precisa-se apenas ter os materiais necessários e dedicar tempo e cuidado às plantas. Acompanhe o passo a passo para fazer um lindo arranjo de flores e confira algumas dicas para conservá-lo bonito e saudável por muito tempo:

1. Escolha uma boa base.
O primeiro passo é optar por uma base que dê sustentação e acomode bem as flores e os acessórios que serão usados. Para fazer a escolha da base, vale apostar nos recicláveis e na sustentabilidade: podem ser usados vidro, madeira, plástico ou qualquer tipo de recipiente que seja uma boa base para montar o arranjo.



2. Combine com a decoração
Para escolher a base, é importante ficar atento também ao estilo do ambiente para optar por algo que esteja em harmonia com o restante da decoração. Em ambientes mais descontraídos, é indicado investir em recipientes decorados e alegres. Já em locais rústicos, os de madeira são os ideais, e em outros mais sofisticados, vasos de mármore dão um efeito ainda mais elegante à composição do ambiente.



3. Escolha das flores
As flores devem ser escolhidas de acordo com as condições climáticas do local. Entre as que se adaptam ao clima frio, estão a rosa, a hortênsia, a tulipa, a boca-de-leão e a prímula. No verão, as mais indicadas são o copo-de-leite, a astromélia, a orquídea, o cravo e o lisianthus, que são resistentes às altas temperaturas.



4. Preparo
Antes de preparar o arranjo, é preciso retirar os espinhos e fazer o corte longitudinal nas hastes das flores, o que irá ajudá-la a absorver melhor a água.



5. Beleza e harmonia
O próximo passo é unir as flores de maneira harmoniosa. Construa um buquê, intercalando as flores escolhidas para compor o arranjo.



6. Firmeza
Assim que a espessura estiver no tamanho adequado para o recipiente que irá recebê-las, amarre os caules com um arame para dar sustentação ao buquê.



7. Use as folhas
As folhas que forem retiradas também podem ser usadas na hora de construir o arranjo, seja para enfeitar e dar volume ou para esconder elementos para fixação, como o arame.



8. Troca da água
É fundamental que a troca da água dos vasos seja feita com frequência e, a cada troca, higienizar o vaso. Outra dica é colocar uma esponja vegetal especial para arranjos, que absorve água e mantém as flores irrigadas. Se optar por usar a esponja, coloque-a no fundo do vaso e esconda-a com folhas.

 

9. Acessórios e enfeites
Para incrementar o seu arranjo, você pode abusar da criatividade, usando itens como fitas de tecido, galhos, musgos e palha. Todo material pode compor o arranjo e deixá-lo com o estilo da sua casa.



10. Cuide do seu arranjo
Para manter o arranjo sempre bonito, é importante tomar alguns cuidados, como deixar o arranjo longe de fortes ventos e do ar-condicionado e não usar água gelada, visto que isso causa choque térmico e diminui a resistência da planta.



2 comentários:

Oi, o que achou do que viu? Me diz no comentário! Me deixaria muito feliz.
Assim que eu puder te responderei. Responderei em seu blog, se você não tem blog ou escreveu em anonimo te respondo aqui no post, tudo bem?
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...